Tapete em forma de Coruja feito em Crochê – Como Fazer Croche.ART.BR

Tapete em forma de Coruja feito em Crochê

tapete em forma de coruja feito em crochê Tapete em forma de Coruja feito em Crochê tapete coruja em croche

Como Fazer um Tapete Coruja em Crochê

O trabalho ficará com 1,63 m de altura e 2m de largura nas asas da coruja, o corpo terá 1,20m.

Materiais:

Linha barbante 10 fios, cerca 1100 m Agulha de crochê nº 6,5 Cerca de 10 horas de trabalho

Execução:

CORPO DA CORUJA
Começamos com o corpo da coruja trabalhando em círculo.

Carreira 1: Fazer um anel mágico, subir 3 correntinhas e fazer mais 15 pontos altos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 2: Começar com 3 correntinhas e um ponto alto na mesma base, fazer 2 pontos altos em cada ponto alto de base. Ficarão 32 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 3: Começar com 3 correntinhas e um ponto alto na mesma base, fazer 1 ponto alto no próximo ponto de base e depois  repetir a sequência: 2 pontos altos no mesmo ponto de base (aumento) e 1 ponto alto o próximo ponto de base. Ficarão 48 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 4: Começar com 3 correntinhas e um ponto baixo prendendo no terceiro ponto de base (pular dois pontos da base). Depois repetir a seguinte sequência: 3 correntinhas e 1 ponto baixo no terceiro ponto de base (pular 2 pontos de base), até o final da volta. Ficarão 16 espaços de 3 correntinhas. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 5: Esta carreira será feita em ponto pipoca, onde cada pipoca será feita em cada um dos espaços de 3 correntinhas da base. Começando com 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas de base e depois mais 2 correntinhas para subir, fazer mais 3 pontos altos neste mesmo espaço, prender o último ponto alto no primeiro ponto feito, formando assim a primeira pipoca, fazer 4 correntinhas. As próximas pipocas serão feitas assim: 4 pontos altos no próximo espaço de 3 correntinhas e prender o último ponto alto no primeiro ponto, mais 4 correntinhas. Ficarão 16 pipocas. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 6: Começar com 3 correntinhas e fazer mais 4 pontos altos no espaço de 4 correntinhas da base. Depois repetir a sequência de 5 pontos altos em cada um dos próximos espaços de 4 correntinhas da base. Ficarão 80 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 7: Nesta carreira faremos um aumento a cada 5 pontos. Da seguinte forma: começar com 3 correntinhas, 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 pontos altos juntos no próximo ponto de base, mais 2 pontos altos um em cada um dos próximos pontos de base, assim fechamos o primeiro grupo de pontos com aumento. Nos próximos repetir: 2 pontos altos (um em cada ponto de base), 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, 2 pontos altos (um em cada ponto de base). Ficarão 96 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 8: Começar com 3 correntinhas e um ponto baixo prendendo no terceiro ponto de base (pular dois pontos de base). Depois repetir a seguinte sequência: 3 correntinhas e 1 ponto baixo no terceiro ponto de base (pular 2 pontos de base), até o final da volta. Ficarão 32 espaços de 3 correntinhas. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 9: Esta carreira será feita em ponto pipoca, onde cada pipoca será feita em cada um dos espaços de 3 correntinhas da base. Começando com 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas de base e depois mais 2 correntinhas para subir, fazer mais 3 pontos altos neste mesmo espaço, prender o último ponto alto no primeiro ponto feito, formando assim a primeira pipoca, fazer 4 correntinhas. As próximas pipocas serão feitas assim: 4 pontos altos no próximo espaço de 3 correntinhas e prender o último ponto alto no primeiro ponto, mais 4 correntinhas. Ficarão 32 pipocas. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 10: Começar com 3 correntinhas e fazer mais 3 pontos altos no espaço de 4 correntinhas da base. Depois repetir a sequência de 4 pontos altos em cada um dos próximos espaços de 4 correntinhas da base. Ficarão 128 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 11: Nesta carreira faremos um aumento a cada 4 pontos. Da seguinte forma: começar com 3 correntinhas, 2 pontos altos juntos no próximo ponto de base, mais 2 pontos altos um em cada um dos próximos pontos de base, assim fechamos o primeiro grupo de pontos com aumento. Nos próximos repetir: 1 ponto alto, 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, 2 pontos altos (um em cada ponto de base). Ficarão 160 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 12: Nesta carreira faremos um aumento a cada 5 pontos. Da seguinte forma: começar com 3 correntinhas, 1 ponto alto juntos no próximo ponto de base, 2 pontos altos no próximo ponto de base, mais 2 pontos altos um em cada um dos próximos pontos de base, assim fechamos o primeiro grupo de pontos com aumento. Nos próximos repetir: 2 pontos altos (um em cada ponto de base), 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, 2 pontos altos (um em cada ponto de base). Ficarão 192 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 13: Começar com 3 correntinhas e um ponto baixo prendendo no terceiro ponto de base (pular dois pontos). Depois repetir a seguinte sequência: 3 correntinhas e 1 ponto baixo no terceiro ponto de base (pular 2 pontos de base), até o final da volta. Ficarão 64 espaços de 3 correntinhas. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 14: Esta carreira será feita em ponto pipoca, onde cada pipoca será feita em cada um dos espaços de 3 correntinhas da base. Começando com 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas de base e depois mais 2 correntinhas para subir, fazer mais 3 pontos altos neste mesmo espaço, prender o último ponto alto no primeiro ponto feito, formando assim a primeira pipoca, fazer 3 correntinhas. As próximas pipocas serão feitas assim: 4 pontos altos no próximo espaço de 3 correntinhas e prender o último ponto alto no primeiro ponto, mais 3 correntinhas. Ficarão 64 pipocas. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 15: Começar com 3 correntinhas e fazer mais 3 pontos altos no espaço de 3 correntinhas da base. Depois repetir a sequência de 3 pontos altos em cada um dos próximos espaços de 3 correntinhas da base. Ficarão 192 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 16: Nesta carreira faremos um aumento a cada 6 pontos. Da seguinte forma: começar com 3 correntinhas, 1 ponto alto no próximo ponto de base, 2 pontos altos juntos no próximo ponto de base, mais 5 pontos altos um em cada um dos próximos pontos de base. Depos repetir 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, 5 pontos altos (um em cada ponto de base) até o final da carreira. Ficarão 224 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 17: Nesta carreira faremos um aumento a cada 7 pontos. Da seguinte forma: começar com 3 correntinhas, 5 pontos altos um em cada um dos próximos pontos de base, 2 pontos altos juntos no próximo ponto de base. Depos repetir 6 pontos altos (um em cada ponto de base) e 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, até o final da carreira. Ficarão 256 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Carreira 18: Nesta carreira faremos apenas um ponto alto sobre cada ponto alto de base, ficaremos com 256 pontos. Fechar com um ponto baixíssimo.

Terminamos aqui o corpo da coruja.

OLHOS DA CORUJA
Para fazer os olhos da coruja devemos repetir mais 2 vezes a mesma receita do corpo, mas fazer somente até a sexta carreira. Depos juntamos os olhas costurando 15 pontos pegando na lateral dos círculos dos olhos. Ficaremos com um trabalho que vai parecer um “8” e a partir disso vamos trabalhar em carreiras ao redor deste “8”.

Após a emenda dos dois círculos pular 2 pontos e começar no terceiro fazendo 3 correntinhas para subir e mais dois pontos altos. Agora faremos 11 aumentos, um a cada 5 pontos, da seguinte forma: 2 pontos altos (um em cada ponto de base), 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, 2 pontos altos (um em cada ponto de base), repetir esta sequência por mais 10 vezes. Chegamos na união dos dois círculos, fazer 3 pontos altos no círculo que estamos trabalhando e depois mais 3 pontos altos no outro círculo então faremos novamente 11 aumentos, um a cada 5 pontos, da seguinte forma: 2 pontos altos (um em cada ponto de base), 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, 2 pontos altos (um em cada ponto de base), repetir esta sequência por mais 10 vezes. Chegamos na união dos dois círculos, fazer 3 pontos altos no círculo que estamos trabalhando. Fechar com um ponto baixíssimo.

Fazer mais uma carreira dando a volta em todo o trabalho fazendo somente pontos altos, um em cada ponto de base.

ORELHAS DA CORUJA
As orelhas serão trabalhadas diretamento nos olhos, em carreiras de vai e volta. Contamos 20 pontos da união dos dois círculos e no 21º ponto começamos prendendo a linha e fazendo 3 correntinhas.

Carreira 1: 12 pontos altos, um em cada ponto de base.

Carreira 2:  3 correntinhas, 2 pontos altos feitos juntos, mas pegando um em cada ponto de base (diminuição), 7 pontos altos, um em cada ponto de base e 3 pontos altos juntos, pegando um em cada ponto de base (diminuição).

Carreira 3: 3 correntinhas, 2 pontos altos feitos juntos, mas pegando um em cada ponto de base (diminuição), 3 pontos altos, um em cada ponto de base e 3 pontos altos juntos, pegando um em cada ponto de base (diminuição).

Carreira 4: 3 correntinhas, 2 pontos altos, um em cada ponto de base e 2 pontos altos juntos, pegando um em cada ponto de base (diminuição).

Carreira 5: 3 correntinhas, 2 pontos altos feitos juntos, mas pegando um em cada ponto de base (diminuição).

Prender na ponta da orelha alguns fios, 3 ou 4, como se faz nas franjas de manta, com cerca de 2 cm de comprimento.
Repetir estas carreiras no outro lado para fazer a outra orelha.

ASAS DA CORUJA
As asa da coruja são feitas com o ponto que é conhecido como Abacaxi, vamos descrevar a baixo cada carreira. São carreiras de ida e volta.

Carreira 1: 3 correntinhas.

Carreira 2: 3 correntinhas para subir, 2 ponto altos na primeira correntinha de base, 3 correntinhas, 3 pontos altos na próxima correntinha da base, 3 correntinhas, 3 pontos altos na próxima correntinha de base.

Carreira 3: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, que são o centro do trabalho. Agora no outro espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 4: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, 1 ponto alto no próximo espaço de 3 correntinhas (aquele no centro do trabalho) e mais 3 corretinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 5: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, 1 ponto alto no ponto alto do centro do trabalho, 3 corretinhas, 1 ponto alto novamente no ponto alto do centro do trabalho e mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 6: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 5 correntinhas, 1 ponto alto no ponto alto no espaço de 3 correntinhas de base do centro do trabalho, 5 corretinhas, 1 ponto alto novamente no espaço de 3 correntinhas de base do centro do trabalho e mais 5 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 7: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, 13 pontos altos no ponto alto no espaço de 5 correntinhas de base do centro do trabalho, e mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 8: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, 1 ponto alto sobre o próximo ponto alto de base, 1 correntinha, repetir 1 ponto alto e 1 correntinha, em cada um dos pontos de base do centro do trabalho (ficarão 13 pontos altos com 1 correntinha separando eles) e mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 9: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 2 correntinhas, 1 ponto alto sobre o próximo ponto alto de base, 2 correntinha, repetir 1 ponto alto e 2 correntinha, em cada um dos pontos de base do centro do trabalho (ficarão 13 pontos altos com 2 correntinhas separando eles) e mais 2 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 10: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 2 coretinhas entre os pontos altos do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 2 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 11 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 11: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 10 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 12: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 9 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 13: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 8 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 14: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 7 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 15: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 6 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 16: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 5 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 17: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 4 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 18: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 3 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 19: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 2 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 20: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir (no primeiro espaço de 3 correntinhas da base), 2 ponto altos, 3 correntinhas, 3 pontos altos, no mesmo espaço (o primeiro de 3 correntinhas). Depois 3 correntinhas, agora trabalhar nos espaços de 3 coretinhas do centro do trabalho, prendento 1 ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntinhas e fazer 3 correntinhas, repetir esta sequência até ficar 1 espaços de 3 correntinhas. Mais 3 correntinhas. Agora no último espaço de 3 correntinhas de base fazer: 3 pontos altos, 3 correntinhas e 3 pontos altos.

Carreira 21: 2 pontos baixíssimos um em cada ponto de base, 3 correntinhas para subir. Fazer 5 pontos altos fechados juntos, sendo que os 2 primeiros serão feitos no primeiro espaço de 3 correntinhas da base e os outros 3 pontos altos serão feitos no último espaço de 3 correntinhas da base.

Fazer duas vezes este trabalho para formar as duas asas da coruja.

MONTAGEM

Costurar os olhos da coruja no corpo, pegando 30 pontos do corpo e 30 dos olhos, sendo 15 de cada lado, ou seja, 15 pontos de cada um dos olhos.

As asas devem ser costuradas no corpo e nos olhos. Posicionar as asas nas laterais entre o corpo e os olhos e costurar.  No corpo, começar a costura deixando 8 pontos de distância do encontro do corpo com os olhos para começar a costurar, prender por 8 carreira da asa no corpo, prendendo um ponto e pulando um ponto de base do corpo sem prender. Na parte dos olhos começar deixando 7 pontos de distância entre o encontro da costura do corpo e dos olhos para começar a prender a asa nos olhos; costurar por 2 carreiras da asa, pulando um ponto da basa da parte dos olhos. Costurar uma asa de cada lado.

Por último fazer uma carreira em volta do corpo da coruja fazendo leques. Começar na união do corpo com a asa com um ponto baixo, pular 2 pontos de base e no terceiro ponto fazer 6 pontos altos (todos no mesmo ponto de base) pular 2 pontos de base e no terceiro fazer um ponto baixo, Repetir esta parte: pular mais 2 pontos de base e no terceiro fazer 6 pontos altos, pular 2 pontos de base e no terceiro fazer um ponto baixo, até o final da carreira.

E está pronto o nosso tapete de coruja!

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.