Como Fazer um Porta Copos Mandala em Crochê

Para algumas pessoas artesanato serve de terapia. Para outras, reflete na economia e na contribuição com o meio ambiente. Quando são adicionados talento e criatividade, ambas as situações apresentam resultados surpreendentes.

Construir uma mandala envolve um sutil e harmonioso equilíbrio. O encontro com as cores, as formas e símbolos levam ao natural encontro consigo mesmo.

Hoje nós vamos ensinar a fazer um Porta-Copos Mandala. Que tal presentear alguém com um lindo objeto feito por você mesmo? Ou Até mesmo vender, Saiba como fazer um Porta Copo Mandala totalmente grátis.

O trabalho é feito com as cores indicadas abaixo, mas pode ser feito com a combinação de cores que você achar melhor. Crie e faça uma mandala do seu jeito.

Abreviações:

A, B, C, D, E, F e G são as cores das linhas

corr = correntin
pa = ponto alto
pb = ponto baixo
pbx = ponto baixíssimo

O que você vai precisar:

1 novelo de cada Amarelo = A, Laranja (abóbora) =  B, Rosa claro = C, Verde (folha) D, Bege (creme) =  E, Violeta (lilás) =  F, Vermelho (vinho) = G
Agulha de crochê: 2.1 mm

O trabalho vai medir em torno de 35,5 cm

Pontos especiais:

ini-3pad – iniciando com 3 pad juntos = 4 correntinhas, feitos 2 pontos altos duplos juntos, no mesmo ponto de base e fechando juntos.

ini-pipoca – iniciando com pipoca = 3 correntinhas, 4 pontos altos no mesmo ponto de base, fechando com um ponto baixíssimo na 3ª correntinha do início.

Ini-3padfj – iniciando com 3 pad fechados juntos = 4 correntinhas, 2 pontos altos duplos fechados juntos

3pad – 3 pad juntos = 3 pontos altos duplos juntos, feitos no mesmo ponto de base e fechando juntos.

2padfj – 2 pontos altos duplos fechados juntos = 2 pontos altos duplos fechados juntos

padrpf – pad em relevo = ponto alto duplo em relevo, pegado pela frente, na alça do ponto da carreira anterior.

Picô = 3 correntinhas, fechar com um ponto baixíssimo na primeira correntinha

Pipoca = 5 pontos altos no mesmo ponto de base, fechando com um ponto baixíssimo no 1º ponto alto.

3padfj – 3 pad fechados juntos = 3 pontos altos duplos fechados juntos

Técnica Especial

Anel mágico = Enrole o fio como um anel sobre os dedos indicador e médio e segurar as pontas com o polegar. Inserir a agulhar dentro do anel e crochetar os pontos da primeira carreira. Após a primeira carreira puxe suavemente a linha para fechar o anel.

Notas

  1. Este trabalho é feito em círculo, com o lado direito sempre para frente.
  2. Uma cor de linha é escondida no final da maioria das carreiras e uma nova cor começa no início da próxima carreira.

Receita:

Com a linha A começar fazendo um anel mágico.

Carreira 1: ini-3pad, 5 corr e repetir 3pad e 5 corr por mais 7 vezes, fechar com um pbx, ficarão 8 grupos. Cortar a linha e esconder.

Carreira 2: Trabalhar com a linha G. Começar em um dos espaços de 5 corr. Começar com ini-pipoca e mais 3 corr. Repetir 1 pipoca e 3 corr por mais 15 vezes, sendo que ficarão dois motivos em cada espaço de 5 correntinhas. Fechar com um pbx no primeiro ponto. Cortar a linha e esconder.

Carreira 3: Trabalhar com a linha E. Em um dos espaços de 3 correntinhas, começar prendendo o fio e fazendo 8 correntinhas. Repetir 1 pa no próximo espaço de 3 corr e fazer mais 5 correntinhas, fazer isso até o final da carreira, fazer um pbx na 3ª correntinhas feita no início da carreira. Ficarão 16 espaços.

Carreira 4: Começar com 3 correntinhas em um dos espaços de 5 correntinhas, fazer mais 5 pa. Nos próximos espaços fazer 6 pa em cada um. Fechar com um pbx na terceira correntinha feita no início desta carreira. Cortar a linha E e esconder.

Carreira 5: Trabalhar com a linha C. Começar prendendo a linha no início de um dos grupos de 6 pa, fazer 1 pb sobre cada pa, depois fazer 1 pa pegando por base o pa da carreira 3 pela frente. Depois repetir 6 pb e 1 pa em relevo pego no pa da carreira 3. Fechar com um pbx. Cortar a linha C e esconder.

Carreira 6: Trabalhar com a linha F. Começar com 3 correntinhas e fazer todo o restante da carreira em pa pegando somente na argola de trás do ponto de baixo. Ficarão 112 (contando que as 3 primeiras correntinhas são 1 pa). Fechar com 1 pbx. Cortar a linha F e esconder.

Carreira 7: Trabalhar com a linha B. Começar com Ini-3padfj (4 correntinhas, 2 pontos altos duplos fechados juntos), mais 4 correntinhas. Repetir a sequência * 3padfj (3 pontos altos duplos fechados juntos) e 4 correntinhas* até o final da carreira. Fechar com um pbx no primeiro ponto feito nesta carreita. Ficarão 37 motivos, vai sobrar um ponto de base. Cortar a linha B e esconder.

Carreira 8: Trabalhar com a linha D. Começar com 3 correntinhas em um dos espaços de 4 correntinhas, fazer mais 4 pa. Nos próximos espaços fazer 5 pa em cada um. Ficarão 37 grupos de 5 pa. Fechar com um pbx. Cortar a linha D e esconder.

Carreira 9: Trabalhar com a linha A. Começar prendendo a linha no início de um dos grupos de 5 pa, fazer 1 pb sobre cada pa, depois fazer 1 pa pegando por base o grupo de 3padfj da carreira 7 pela frente. Depois repetir 5 pb e 1 pa em relevo pego no grupo de 3padfj da carreira 7. Fechar com um pbx. Cortar a linha A e esconder.

Carreira 10: Trabalhar cm a linha G. Começar trabalhando sobre um pad da base fazendo 1 ini-3pad (4 correntinhas, feitos 2 pontos altos duplos juntos, no mesmo ponto de base e fechando juntos),  3 corr e 3pad (3 pontos altos duplos juntos, feitos no mesmo ponto de base e fechando juntos).  Depois no próximo pa da base repetir a sequencia 3pad, 3 corr e 3 pad. Ficarão  37 espaços de 3 correntinhas. Fechar com um pbx no primeiro ponto feito nesta carreita. Cortar a linha G e esconder.

Carreira 11: Trabalhar com a linha C. Começar com 3 correntinhas em um dos espaços de 3 correntinhas, fazer mais 4 pa. Nos próximos espaços fazer 5 pa em cada. Ficarão 37 grupos de 5 pa. Fechar com um pbx. Cortar a linha C e esconder.

Carreira 12: Trabalhar com a linha F. Começar prendendo a linha no início de um dos grupos de 5 pa, fazer 1 pb sobre cada pa, depois fazer 1 pa pegando entre os 2 grupo de 3pad da carreira 10. Depois repetir 5 pb e 1 pa pegando entre os 2 grupo de 3pad da carreira 10. Fechar com um pbx. Cortar a linha F e esconder.

Carreira 13: Trabalhar com a linha E. Pegar todos os pontos somente na argola de trás dos pontos de base. Começar com 3 correntinhas, 4 pa, pular o pa da base e fazer 2 corr. Repetir 5 pa em cada pb de base, pular o pa de base e fazer 2 corr. Ficarão 37 grupos de 5 pa e37 espaços de 2 corr. Fechar com um pbx. Cortar a linha E e esconder.

Carreira 14: Trabalhar com a linha B. Começar em um dos espaços de 2 correntinhas fazendo 1 Ini-3padfj (4 correntinhas, 2 pontos altos duplos fechados juntos), 5 corr, 1 pb prendendo no treceiro pa da base (no pa do meio do grupo de 5pa), fazer mais 5 corr. Repetir 1 3pad (3 pontos altos duplos juntos, feitos no mesmo ponto de base e fechando juntos) no espaço de 2 corr, 5 corr, 1 pb no 3º pa da base e 5 corr até o final da careira. Ficarão 37 grupos de 3pad e 37 espaços de 5 corr. Fechar com um pbx no primeiro ponto feito nesta carreita. Cortar a linha B e esconder.

Carreira 15: Trabalhar com a linha A. Os pontos serão trabalhados pegando nos grupos de 3pad da carreira de baixo. Fazer 3 corr (como se fosse 1pa) e 1 pa sobre o mesmo grpo de 3pad, 3 corr, 2 pa sobre o mesmo grupo de 3pad e 4 corr. Depois repetir 2 pa sobre o mesmo grpo de 3pad, 3 corr, 2 pa sobre o mesmo grupo de 3pad e 4 corr até o final da carreira. Finalizar com o pbx na terceira correntinha feita no início da carreira. Cortar a linha B e esconder.

Carreira 16: Trabalhar com a linh D. Começar em um dos espaços de 3 correntinhas, fazendo 1 ini-3pad  (4 correntinhas, feitos 2 pontos altos duplos juntos, no mesmo ponto de base e fechando juntos), 1 corr, 1 3pad (3 pontos altos duplos juntos, feitos no mesmo ponto de base e fechando juntos), 1 corr, 1 3pad, 3 corr e 1 pb pego no espaço de 4 corr da carreira anterior. Depois repetir: 1 3pad, 1 corr, 1 3pad, 1 corr, 1 3pad, 3 corr e 1 pb no espço de 4 corr da careira anterior até o final da carreira. Finalizar com um pbx no primeiro ponto. Cortar a linha D e esconder.

Carreira 17: Trabalhar com a linha E. Começar no primeiro espaço de 1 corr fazendo neste espaço 2 pa, 1 picô, 2pa; no próximo espaço de correntinha fazer de novo 2 pa, 1 picô, 2 pa. Fazer 1 pa pegando por base o espaço das duas carreiras anteriores (espaço de 5 corr da carreira 15 e do pb da carreira 16). Então repetir a sequencia 2pa, 1 picô, 2 pa no próximo espaço de 1 corr,  2pa, 1 picô, 2 pa no próximo espaço de 1 corr e 1 pa pegando nas duas carreiras anteriores. Cortar a linha E e esconder.

Visualizar Gráfico

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.