Como Fazer Crochê Tunisiano + 50 Imagens e Gráficos

O crochê tunisiano, também conhecido como crochê Afegão, possui pontos um pouco diferentes e mais complexos que no crochê comum, e o resultado é um tecido de trama fechada, ficando mais grosso que os demais.

Esse estilo utiliza alguns elementos do tricô, por isso a agulha fica com vários pontos presos a ela, ao invés de um só, se fazendo necessário uma agulha especial, chamada de agulha afegã.

 

croche tunisiano - manta 2

Embora exista mais de um ponto no crochê tunisiano, como o ponto alto duplo, o mais utilizado e o principal para começar, é o ponto simples tunisiano.

Quando estiver trabalhando com círculos, você pode precisar de uma agulha circular, que são na verdade duas agulhas com um cordão ligando-as, que também pode ser usado para segurar os pontos quando se trabalha com carreiras muito grandes.

croche tunisiano - agulhas

Agulhas de crochê tunisiano

Passo a passo do ponto simples tunisiano

O que difere o crochê tunisiano do comum, é que nele você fará as voltas com a carreira toda na agulha, ao invés de terminar cada ponto antes de começar o próximo. Além disso, ao terminar uma linha, você não vira o trabalho, mas faz uma nova linha de volta. As carreiras são compostas por essas duas partes, a linha de ida e a de volta.

croche tunisiano - pap

1. Crie uma corrente de pontos comuns utilizado um nó ajustável. Essa corrente pode ser feita com a agulha comum. 

No caso de usar a agulha comum, depois que a corrente estiver pronta, pegue a de crochê tunisiano e passe a linha por dentro de cada corrente, segurando o ponto na agulha.

Para fazer um nó ajustável, passe a ponta da linha por baixo da ponta que vem do novelo, então passe essa ponta através da base da laçada, criando uma segunda laçada no processo, apertando a primeira em volta da segunda. Insira a agulha dentro dessa segunda laçada e aperte-a puxando a ponta da linha.

croche tunisiano - pap

2. Insira a agulha dentro da segunda corrente e então sobre a linha uma vez, depois puxe a laçada para trás passando pela frente da peça. Ao fim desse passo, você deve ter duas laçadas na agulha.

croche tunisiano - pap

3. Repita o segundo passo com cada corrente até chegar ao final. Para cada uma, insira a agulha dentro do ponto, passe a linha em volta da ponta da agulha e passe a laçada de volta pela frente do ponto. Isso completará sua carreira de ida.

croche tunisiano - pap

4. Para fazer a carreira de volta, passe a linha sobre a ponta da agulha e então através de uma laçada na agulha.

5. Para o segundo ponto de volta, passe a linha na ponta da agulha e puxe a linha através de duas laçadas que estão na agulha. Depois desse passo, você terá uma laçada a menos na agulha.

6. Repita o passo anterior, indo de trás para a frente, até alcançar o início do trabalho e ter apenas uma laçada na agulha. Esse passo completa sua primeira carreira de volta e também sua carreira de preparação.

croche tunisiano - pap

Depois, faça as carreiras de ida e volta como nos passos anteriores, repetindo como necessário, terminando com uma carreira de volta.

Assista ao vídeo explicativo abaixo:

 

Depois que aprender a fazer o ponto, é hora de colocar em prática. Separamos alguns gráficos para você se guiar e várias imagens de exemplos para você se inspirar.

Modelos de crochê tunisiano

croche tunisiano - blusacroche tunisiano - almofada

croche tunisiano - bolsa 2
croche tunisiano - bolsa
croche tunisiano - coberta
croche tunisiano - gorros

croche tunisiano - manta 3

croche tunisiano - manta 4

croche tunisiano - manta 5

croche tunisiano - manta

croche tunisiano - quadrinhos

croche tunisiano - quadro enfeitado

croche tunisiano - quadros

croche tunisiano - saída de praia 2

croche tunisiano - saída de praia 3

croche tunisiano - saída de praia

croche tunisiano - tapete 2

croche tunisiano - tapete

croche tunisiano - manta

croche tunisiano - blusa

croche tunisiano - blusa

croche tunisiano - manta

croche tunisiano - tapete

croche tunisiano - cachecol

croche tunisiano - cobertor de bebê

Cobertor para bebê

croche tunisiano - bolsa

croche tunisiano - tapete

croche tunisiano - manta

croche tunisiano - bolsa

croche tunisiano - blusa

croche tunisiano - almofada

croche tunisiano - manta

croche tunisiano - bolsa

croche tunisiano - bolsa

croche tunisiano - bolsa

croche tunisiano - blusa

croche tunisiano - bolsa

croche tunisiano - tapete

croche tunisiano - colete

croche tunisiano - colete croche tunisiano - blusa croche tunisiano - casaco infantil

croche tunisiano - blusa

Gráficos de crochê tunisiano

Clique nas imagens para ampliá-las.

gráfico croche tunisiano - colcha

Gráfico para colcha

gráfico croche tunisiano - enfeite

Gráfico para criar um enfeite em formato de estrela

croche tunisiano - tapete 2

gráfico croche tunisiano -

 

croche tunisiano - quadrinhos
gráfico croche tunisiano

 

gráfico croche tunisiano - jogo de banheirográfico croche tunisiano - jogo de banheiro

 

croche tunisiano - bolsa

Assista ao vídeo com o passo a passo para fazer essas bolsas aqui.

 

croche tunisiano - manta

Veja o passo a passo com fotos para fazer essa manta aqui.

8 Comentários

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.